Leia a íntegra desta notícia no site da Gabardo Advocacia, empresa que atua nas áreas de Direito Previdenciário, Civil, Trabalhista e Imobiliário, com escritórios em Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

Dia do Colono e do Motorista

24/07/2021

No dia 25 de julho celebramos o dia do colono e do motorista, que com o seu trabalho se mostram essenciais para economia brasileira. 

Sabe-se que a definição do dia do colono deu-se em 1924, através das comemorações do centenário de vinda dos primeiros imigrantes para o Rio Grande do Sul e, ao motorista, em homenagem ao protetor dos motoristas e dos viajantes: São Cristovão.

Atualmente, o agronegócio responde por mais de ¼ do PIB brasileiro, de acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), ao passo que 60% do transporte de carga acontece por meio das rodovias, através do motorista. 

Atualmente o agro representa quase metade das exportações do Brasil e através do motorista ocorre uma movimentação de valores, geração de renda e distribuição de riquezas.

Fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do país, o colono e o motorista gozam de legislações especiais.

Ao colono destaca-se a Lei nº 11.326/2006 que estabelece as diretrizes da agricultura familiar e empreendimentos familiares rurais. Importante ressaltar a importância deste segmento que têm participação significativa na produção dos alimentos que vão para mesa dos brasileiros. Ademais, é preciso evidenciar a importância da mulher no cenário das pequenas propriedades rurais, eis são mais de 14 milhões de mulheres nas zonas rurais, mostrando a força e importância da participação feminina na propriedade rural. 

E ao motorista, destaca-se a Lei nº 13.103/2015 que dispõe sobre o exercício da profissão de motorista, garantindo melhores condições de trabalho e segurança nas estradas, aos que carregam consigo uma grande responsabilidade social, apesar das grandes dificuldades pontuadas pelo Departamento Nacional de Transportes Terrestres (DNIT), como os dias longe de casa, as difíceis condições de trânsito, além da missão de proteger as cargas que transportam Brasil afora.

Assim, ao bom trabalhador do campo, que acorda antes do sol sair, do trabalho que não escolhe dia, nem hora, que planta, cuida e colhe, da pele queimada do sol, ao que fica longe da família, enfrentando o perigo das estradas, pelo transporte das riquezas da nação, nossa admiração e homenagem ao dia 25 de julho, dia do colono e do motorista.

Voltar ao topo