Leia a íntegra desta notícia no site da Gabardo Advocacia, empresa que atua nas áreas de Direito Previdenciário, Civil, Trabalhista e Imobiliário, com escritórios em Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

Regras para o auxílio-doença durante o período de pandemia do novo Coronavírus

16/04/2020

O INSS irá prorrogar automaticamente o auxílio-doença para os segurados que recebiam o benefício, pediram a prorrogação do pagamento e estavam aguardando para fazer a perícia médica quando as agências do instituto foram fechadas.

Nos casos em que o trabalhador já teve o auxílio cortado nesse período de pandemia, o INSS informou que o benefício será reativado automaticamente. O valor será o mesmo pago antes da interrupção, considerando o período de 30 dias da data de cessação.

Para novos pedidos de auxílio-doença, o INSS passou a permitir que os segurados anexem um atestado médico na hora de fazer a solicitação do benefício pelo site ou aplicativo Meu INSS. Um médico perito avaliará o documento e, se ele estiver dentro das regras estabelecidas pelo INSS, o benefício será concedido no valor de R$ 1.045,00.

Esse será o valor será apenas um adiantamento, que será pago durante o período de três meses ou até a realização da perícia médica. Depois de normalizada a situação cada caso será avaliado, e, se o benefício for mantido, será paga a diferença que o segurado deixou de receber, caso tenha direito a um benefício de maior valor.

Fonte: Economia Uol

Voltar ao topo