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Dia do Consumidor: entenda a origem da comemoração e veja cuidados para não cair em golpes

14/03/2019

Você já ouviu falar do Dia do Consumidor? Aqui no Brasil, a comemoração ainda é recente, mas está ano após ano se consolidando. Durante essa semana, você poderá encontrar lojas em todo o país que oferecem grandes descontos.

A origem

Tudo começou em 1962, quando o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, escolheu o dia 15 de março como Dia do Consumidor, data que foi reconhecida pela ONU alguns anos depois. O objetivo por trás da iniciativa é lembrar e valorizar os direitos dos consumidores do mundo todo.

Desde a sua primeira edição, o Dia do Consumidor Brasil cresce a cada ano e os números de 2019 também indicam que a data já está consolidada no calendário do varejo brasileiro. A expectativa é de que 43% dos consumidores comprem no Dia do Consumidor e entre os itens mais procurados estão smartphones, eletrônicos e eletrodomésticos.

Dicas para o consumidor

Atenção, consumidor: não caia em golpes! Algumas dicas são essenciais para evitar dores de cabeça na hora de aproveitar as promoções do Dia do Consumidor na Internet

1. Cuidado ao fornecer seus dados bancários

Só faça isso em sites que possuam certificados de segurança. Quando o site é seguro, aparece um cadeado antes do endereço. Para saber mais, confira esta cartilha de segurança na internet.

2. Evite links externos 

Somente acesse sites de fornecedores digitando o endereço em seu navegador. Sabe aqueles e-mails sobre promoções? É melhor nem abrir, pois muitos deles contêm vírus.

3. Não use redes de wi-fi públicas

Essas redes podem ser uma tentativa de roubar seus dados.

4. Procure informações básicas sobre o fornecedor

Vá atrás do nome empresarial, CNPJ/CPF, endereço físico e eletrônico, telefone… Essas informações possibilitam o contato e localização do fornecedor. 

5. Pesquise os preços de produtos que você quer comprar 

Alguns sites fazem comparações entre diversos fornecedores e apresentam um histórico de preços. Assim, você pode saber se o desconto é real e se a compra vale a pena.

6.  Conheça a reputação da loja 

Consulte site como o ReclameAqui, pergunte para os amigos e procure nas redes sociais. Nesses casos, todo cuidado é pouco. Veja também o site do Procon de sua região, que pode conter uma lista de sites para evitar.

Fonte: Secretaria Nacional do Consumidor e MdeMulher

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