Leia a íntegra desta notícia no site da Gabardo Advocacia, empresa que atua nas áreas de Direito Previdenciário, Civil, Trabalhista e Imobiliário, com escritórios em Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

Seguro Agrícola: O que fazer quando a seguradora nega a indenização?

13/10/2016

O seguro agrícola é uma das ferramentas utilizadas pelos agricultores a fim de garantir que todo o seu investimento na safra não seja perdido em razão de eventos inesperados, tais como geadas, temporais, secas, etc. A indenização paga pelo seguro possibilita que o agricultor dê continuidade e realize investimentos em sua lavoura, mesmo diante de uma safra perdida. Ainda, propicia que o produtor rural quite sua dívida perante as instituições financeiras que concedem crédito rural, evitando que o nome do agricultor fique “sujo” por não ter condições de arcar com suas obrigações. Portanto, o seguro é uma forma de proteção contra perdas de produção causadas por fenômenos climáticos adversos, tão comuns em nossa região, que indeniza o produtor até o limite máximo contratado com a seguradora.

Ocorre que, em determinadas situações, as seguradoras negam de maneira injustificada a indenização cabida ao produtor. Por outras vezes, pagam a indenização, mas em valor menor à perda sofrida, fazendo com que o segurado tenha que arcar sozinho com a maior parte dos prejuízos e prejudicando a vida no campo. Nesses casos, quando o seguro não é pago corretamente e a seguradora nega-se a resolver a questão amigavelmente, há possibilidade de discutir o valor pago quando de perda parcial ou integral da colheita no Poder Judiciário. Para evitar esse tipo de conduta indevida das seguradoras e seguindo as decisões judiciais mais recentes sobre o tema, a Gabardo Advocacia vem propondo ações exitosas no sentido de cobrar a indenização aos agricultores. Não deixe de ver seu direito reconhecido! Procure um advogado de confiança para tratar de questões securitárias e veja sua safra garantida.

Fonte: Roberta Webber Gugel, advogada integrante da Gabardo Advocacia

Voltar ao topo