Leia a íntegra desta notícia no site da Gabardo Advocacia, empresa que atua nas áreas de Direito Previdenciário, Civil, Trabalhista e Imobiliário, com escritórios em Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

Rede de supermercados é condenada por atos de racismo

03/05/2018

A rede de supermercados Zaffari foi condenada a pagar R$ 60.000,00 reais em favor de três jovens que sofreram atos de discriminação racial dentro de um de seus estabelecimentos.

Três estudantes, agora maiores de idade, mas na época do fato com 14 e 15 anos, saíram da escola e foram ao supermercado para comprar alguns pacotes de bolacha. Na fila para pagamento, contudo, foram abordados por cinco seguranças da empresa, os quais ordenaram que abrissem as mochilas e esvaziassem bolsos. 

A abordagem foi feita sem nenhum indício de furto por parte dos jovens e realizada na frente de diversas pessoas. Após ter sido constatado que eles não haviam pegado nada indevidamente, foram enxotados para fora do supermercado. Uma testemunha, que estava na fila do caixa, contou que os seguranças se referiram aos meninos com termos racistas e discriminatórios.

A Juíza que determinou a condenação fundamentou sua decisão em razão de não haver outra causa para a abordagem abusiva, truculenta, despropositada e infundada contra os rapazes além da discriminação racial, tendo causado dor e humilhação nos jovens.

Voltar ao topo